VOCALOID










Vocaloid é um software de síntese de voz atravéz de fonemas. Sua primeira versão foi lançada em 2003 pela divisão musical da Yamaha. O objetivo inicial do programa era servir como vocalistas de apoio para artistas caseiros, DJs e estúdios musicais.
Para funcionar o software requér bancos de vozes, que simplesmente são exemplos de uma pessoa, que quando lidas pela engine vocaloid, permitem mudar o pitch, o volume, a intensidade da nota, entre muitos outros aspectos.
A segunda versão do programa, lançada em 2007, permitiu melhoras consideraveis no poder de sintetização.
Em outubro de 2011 será lançada a terceira versão do programa, entre seus diferencias encontra-se a portabilidade de vocaloid2 para vocaloid3, transições mais suaves de notas e uma interface mais aprimorada.


 
 
A Zero-G Corporation foi a primeira empresa a desenvolver voicebanks para Vocaloid, os primeiros voicebanks lançados se chamaram Leon e Lola. Ambos foram lançados comercialmente em 2004 e receberam prêmios no NAMN. Tanto Leon quanto Lola são vocaloids inglêses.
Depois das vendas razoaveis de ambos os softwares, a Zero-G produziu mais um voicebank para vocaloid, dessa vez utilizaram uma voice actor conhecida na Inglaterra chamada Miriam Stockley, o nome da vocaloid foi em sua homenagem: Miriam. Hoje em dia Miriam ainda é considerada uma das melhores vocaloids inglesas.








Em novembro de 2005 a Crypton Future Media lançou seu primeiro voicebank para vocaloid chamado Meiko. Ela foi a primeira a adotar um avatar. Sua voz foi reconhecida e bem aceita pela qualidade.


Logo após, em fevereiro de 2006, a mesma empresa lançou um vocaloid masculino chamado Kaito, que recebeu esse nome devido a fácil pronúncia e para combinar com a antecessora, Meiko.


As vozes de Meiko e Kaito foram escolhidas e programadas para soarem harmoniosas em dueto.








A versão aprimorada do primeiro software foi lançada em 2007, juntamente com ela uma nova empresa chamada PowerFX lançou um voicebank chamado Sweet Ann, ela foi inicialmente destinada ao público indie e musicistas do MySpace.
Em outubro de 2007 a Crypton lançou o primeiro voicebank para Vocaloid2 chamado Hatsune Miku, seguindo a mesma linha de pensamento, a empresa lançou seu produto com um avatar acoplado a um pequeno perfil da “personagem”. Hatsune Miku foi o maior sucesso de vendas que a história de vocaloid já viu. A personagem gerou merchandising, CDs , roupas, carros, jogos, etc, que somando se tornam em uma franquia milionária.

Subsequente ao sucesso inicial, a Crypton lança dois novos voicebanks chamados Kagamine Rin/Len, seguindo a mesma técnica de marketing. Sua recepção foi ruim devido a problemas com seus voicebanks. 6 meses depois eles foram relançados.


Zero-G volta ao mercado lançando uma vocaloid apropriada para a ópera chamada Prima. Devido a seu método de gravação, a limitação desse voicebank para outros gêneros musicais é alta, tornando-a imprópria para quase todos os outros gêneros.
Ainda no mesmo ano, a empresa japonêsa InternetCO lança um vocaloid baseado na voz do cantor popular chamado Gackt.
O próximo vocaloid a ser lançado segue a mesma linha dos outros vocaloids da Crypton, a voz chamada de Megurine Luka possui dois voicebanks, um em inglês e outro em japonês. Ela é a vocaloid mais popular entre os usuários ocidentais.


Seguindo a mesma linha de lançar voicebanks baseados em cantores famosos, a InternetCO lança um vocaloid baseado na voz de Megumi Nakajima. Hoje é o segundo vocaloid mais popular.
Em 2009 a Zero-G lança seu quinto produto chamado SONiKA, o banco de voz possui fonemas destacados e independetes, sendo possível produzir qualquer fonética. Apesar desse diferencial, a voz é considerada a pior voz inglesa para vocaloid, mesmo assim ainda é a segunda mais popular.
Uma nova empresa chamada AHSoftware lança seus três primeiros vocaloids simultaneamente. SF-A2 development code Miki, Kaai Yuki e Kiyoteru Hiyama.
A PowerFX lança seu segundo vocaloid chamado Big Al, é muito bem recebido pelo público e se tornou o vocaloid inglês mais popular.
Tonio foi lançado pela Zero-G em 2010, ele, assim como Prima, é um vocaloid apropriado para ópera.
Em uma parceria entre InternetCO e Avex, a cantora Yuri Masuda, da banda m.o.v.e. grava uma vocaloid, o produto é lançado com o nome de Lily. Ela é considerada a pior vocaloid de lingua japonesa.
A própria Yamaha decide lançar um banco de voz de alta qualidade, eles contrataram a empresa BPlats e lançaram um voicebank chamado VY1, sem avatar, sua intenção inicial era dar ênfase ao músico e não ao vocaloid. VY1 ganhou aplicativos para iPhone e iPad.
Depois do sucesso de vocaloid no Japão, companhias de outros segmentos começaram a investir em vocaloid, o mascoto do programa infantil Hirake! Ponkikki, Gachapin. O vocaloid é vendido sob o nome de Gachapoid mas seu avatar tem o nome de Ryuto.
A Sanrio também aproveitou o momento para lançar um voicebank para uma de suas personagens do jogo: Hello Kitty to Issho!. Nekomura Iroha é produzida pela AHSoftware e é considerada uma das melhores vocaloids japonesas.
O próximo vocaloid a ser lançado se chama Utatane Piko, ele foi produzido pela Ki/oon Records, empresa parte da Sony Music.
O último voicebank para vocaloid2 é da Yamaha também, seguindo a mesma linha do primeiro lançamento, VY2 é a voz de um jovem, possuindo alta qualidade. Assim como VY1, VY2 também tem um aplicativo para iPhone/iPad.


fonte: http://vocaloidbrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário